CAMINHADA: UMA ATIVIDADE SIMPLES E EFICAZ

Por Marcelo Dobrowoski

Antes de iniciar qualquer programa de atividade física é fundamental procurar um médico, que dirá se você está apto a se exercitar. Em seguida, você deve procurar um Profissional de Educação Física, que será responsável por fazer uma avaliação da sua condição física atual e planejar um programa de exercícios para satisfazer as suas necessidades e objetivos.

A caminhada é um excelente exercício para desenvolver e manter a capacidade cardiorrespiratória, pois movimenta grandes grupos musculares e pode ser praticada em qualquer local. Também diminui dores e desconfortos musculares, além de queimar calorias, evitando o sobrepeso. Para uma caminhada ser realmente segura é importante estar atento a alguns aspectos:

Calçado: um bom tênis para caminhada deve ser leve, confortável e com amortecimento, que será responsável por diminuir o impacto nas articulações do joelho e tornozelo.

Vestimenta: nos dias mais quentes, o ideal é usar camisetas com tecidos inteligentes, que deixam a pele transpirar. Nos dias mais frios, é importante usar agasalho no início e ao final da atividade, evitando assim mudanças bruscas na temperatura corporal.

Aquecimento: consiste em aumentar o fluxo sanguíneo para o coração e para os músculos em funcionamento, aumentando assim a temperatura corporal e diminuindo as chances de lesões musculares e articulares. Durante o aquecimento, o ritmo do exercício é aumentado gradualmente com o objetivo de preparar o corpo para uma intensidade de exercício na fase de condicionamento. O período de aquecimento deve durar de 5 a 10 minutos, incluindo os alongamentos.

Desenvolvimento: é a parte principal da atividade. Nessa fase, a caminhada deve ser executada de acordo com o condicionamento/objetivo do praticante. Normalmente dura entre 20 e 60 minutos, dependendo da intensidade do exercício.
Para melhorar sua capacidade cardiorrespiratória com o exercício, você pode caminhar em intensidade baixa por mais tempo ou em intensidade mais alta por menos tempo. Para iniciantes, recomendam-se intensidades mais baixas e com maior duração, onde o risco de lesões é menor. Medir a frequência cardíaca (número de batimentos do coração a cada minuto) é a forma mais prática e eficiente para saber a intensidade exata da sua caminhada. Para isso, é importante a utilização de um Monitor de Frequência Cardíaca. Ele pode ser comparado a um velocímetro, dando medidas precisas do seu exercício. Você pode ver o número de batimentos cardíacos durante a atividade e programar a zona alvo de treinamento de acordo com seus objetivos.
(Veja mais sobre Monitores de Frequência Cardíaca em www.proximus.com.br)

Desaquecimento: essa fase serve para reduzir o risco de complicações cardiovasculares causadas pela interrupção repentina do exercício. Durante o desaquecimento, você deve continuar caminhando em uma intensidade baixa por cerca de 5 minutos. Para finalizar, é importante realizar alongamentos para pernas, costas e braços.

Pura Vida Assessoria Esportiva - 51 3221.5151 / 51 9282.5151